OS MITOS SOBRE A ALVENARIA ESTRUTURAL

OS MITOS SOBRE A ALVENARIA ESTRUTURAL

Entre as décadas de 60 e 80, muito se construiu no Nordeste com um sistema conhecido como “alvenaria portante”, que deu vida aos famosos “prédios caixão”. Em Pernambuco, em especial, há diversos edifícios executados com essa técnica, que era mais econômica e utilizava paredes de tijolos, sendo aceita, inclusive, naquele período, pela Caixa Econômica Federal. Porém, sobre ela não havia qualquer normatização pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).
Apesar de muito usado, esse método construtivo é perigoso. Tanto que causou desabamentos de edificações em Pernambuco, num passado recente. O importante é esclarecermos à sociedade e, ainda, a alguns profissionais do setor, que a alvenaria portante nada tem a ver com a tecnologia da “Alvenaria Estrutural”. Essa, sim, usa blocos estruturais normatizados e tem um elevado grau de segurança, além de apresentar várias outras vantagens que têm feito o mercado utilizá-la cada vez mais.
Outro ponto interessante a ser analisado é que, ao contrário do que alguns pensam, a alvenaria estrutural com blocos de concreto permite reformas, desde que previstas no projeto do empreendimento. Em 90% dos casos, as mudanças são feitas nas ligações entre a sala e a cozinha, ou entre a sala e o quarto, motivo pelo qual essas paredes normalmente não são estruturais. Calculamos prédios, por exemplo, onde apenas as paredes externas foram estruturais – o usuário poderia reformar tudo em seu interior.
Mais um paradigma a ser quebrado é que a alvenaria estrutural é um sistema isolado, que se justifica apenas sob o aspecto estrutural. Ao contrário, todos os projetos – de estrutura, instalações e arquitetura – precisam de compatibilização simultânea.
As vantagens do sistema são inúmeras: consegue-se executar uma fachada praticamente sem desvio, devido à planicidade e verticalidade das paredes; a espessura do revestimento também é muito fina; quando se ergue a estrutura, a vedação já está pronta; a utilização de ferro é escassa; há menos serviço de carpintaria; além de ser um sistema totalmente adaptado a outros pré-moldados… Some-se a isso a segurança do sistema – prédios construídos com o sistema de Alvenaria Estrutural apoiam-se em todas as paredes, distribuindo as cargas linearmente.
Com tudo isso, o benefício financeiro para o construtor é grande. Há um empreendimento, no Recife, por exemplo, em que a construtora obteve uma economia substancial em toda a obra por conta do uso do sistema de Alvenaria Estrutural com blocos de concreto. Um percentual extremamente significativo.
Portanto, é incorreto se comparar a tecnologia com a alvenaria portante, que, apesar de insegura, ainda é utilizada por poucos profissionais do setor. A maneira mais barata e mais segura de se construir, sem dúvida alguma, é fazer tudo dentro das normas técnicas.

0 comentários:

Postar um comentário