Alvenaria


Construção

Com a Mão de Obra contratada e o alvará de construção expedido pela Prefeitura em mãos é hora de iniciar a obra, confira a construção da casa passo à passo.
O primeiro passo é a construção de um pequeno rancho de madeira, popularmente conhecido como “barraco de obras”, onde serão guardados os materiais e ferramentas. Este também será o local utilizado pelo pessoal contratado para realizar suas refeições e guardar seus pertences. Junto ao barraco um pequeno banheiro provisório deve ser instalado para o pessoal utilizar, o custo é baixo e evita que locais impróprios sejam utilizados para este fim, empreiteiras maiores também colocam este item como exigência de contrato. Procure colocar este rancho em local definitivo que não atrapalhe no decorrer da construção e não precise ser movido posteriormente.
Neste rancho você fixará uma placa com nome e registro de seu engenheiro, responsabilidade técnica da obra, a placa será fornecida pelo mesmo, este procedimento é uma exigência do CREA órgão que costuma fiscalizar as construções e pode multar os proprietários em caso de descumprimento das exigências, sua guia de recolhimento do CREA e alvará de construção, pode ser cópia, também devem estar na obra em caso de fiscalização.
O segundo passo é a construção do “padrão”, estrutura em alvenaria rebocada, a qual receberá os registros de água e energia elétrica, quando a instalação é subterrânea, em caso de instalação elétrica aérea você deverá comprar um poste de 7mt entre outros equipamentos, as empresas fornecedores de água e luz são bastante exigentes para realizar a ligação procure um profissional experiente para montar seu padrão e evitar contratempos. Nós procuramos a Koerich Material Elétrico e recebemos toda a orientação, além de comprar um poste de fibra, exclusivo da loja, que facilitou a instalação, pois é muito leve e de fácil colocação. Feito isto, é hora de solicitar a nova ligação de água e energia aos órgãos competentes.
thumbs p9160027 Construçãothumbs p9190032 Construçãothumbs p9190029 Construção
Vamos à obra! De início o pedreiro deve fazer a locação da obra, através dos gabaritos de madeira e linhas fixadas para demarcar toda a casa e os cômodos, indicando o local exato para as sapatas, que irão compor os Alicerces da casa.
Terraplanagem
A terraplanagem pode vir antes, em terrenos mais planos, ou depois da locação dos gabaritos, como no meu caso em que o lote terá dois níveis e a exata localização da casa era necessária para a terraplanagem. Contrate uma empresa conhecida no mercado e com equipamentos de qualidade para acertar seu lote.

0 comentários:

Postar um comentário