Escolha do Terreno


Escolha do Terreno

A escolha do terreno ou lote, esta é a primeira e já a principal escolha que você irá fazer na construção de sua casa, pois a topografia, as dimensões e a localização dele irão influenciar no seu projeto, no custo da obra e na sua qualidade de vida no futuro. Destacamos alguns itens que se deve levar em consideração para comprar um terreno ou lote com segurança:
LOCALIZAÇÃO
Quanto à localização, atente para os aspectos de distância do terreno até seu local de trabalho, isto lhe dará muita qualidade de vida, pois evitará o estresse do trânsito; segurança, este item é primordial, procure um local com vizinhança tranquila e no padrão mais elevado que alcançar; evite lugares que faz muito frio ou muito calor; Proximidade de comércio, escolas, atendimento médico e linhas de ônibus, também são importantes.
TOPOGRAFIA
Os aspectos físicos que podem oferecer limitações à construção são a topografia, a qualidade do solo, eventuais encostas, proximidade de águas, lembre-se de verificar se o bairro o qual pretende comprar seu terreno ou lote tem histórico de alagamento ou enchentes, neste caso NÃO COMPRE. É recomendável que se visite a área, “pise” no terreno que você está adquirindo. Se possível leve consigo um engenheiro ou arquiteto para orientá-lo.
Contrate um topógrafo para verificar as dimensões do terreno ou lote e o posicionamento dentro do loteamento. Existem muitos casos de invasões de vizinhos que representam, no futuro, ações judiciais que vão transformar seu sonho em pesadelo. Outro fator importante que o topógrafo poderá verificar são as angulações do terreno, pois nem todos são quadrados ou retangulares, alguns lotes têm angulações que prejudicam a sua construção.
      O custo do levantamento topográfico é baixo em relação ao preço do terreno, e compensa os possíveis aborrecimentos.
     
INCLINAÇÃO
Dentro das características físicas do terreno ou lote, destacamos a inclinação para uma discussão mais aprofundada:
Geralmente as pessoas procuram terrenos mais planos, esta é mesmo a melhor opção, pois não necessitam aterro ou terraplanagem, processos que custam muito caro. O ideal seria um terreno plano, porém, de 0,60 a 1,00 metro mais elevado que o nível da rua.
Os terrenos em declive, ou seja, aqueles que descem em relação ao nível da rua, tornam a obra mais onerosa, pois é necessário algum aterro e construção de muro de arrimo. Apesar de possibilitar a aplicação de um projeto diferenciado, acompanhando a declividade do lote, não aconselho este tipo de lote, pois, você gastará muito dinheiro em muros, aterros e na construção.
Os terrenos em aclive são aqueles que estão subindo em relação ao nível da rua e também permitem trabalhar com diferentes níveis. Porém, nos fundos, o lote pode ficar vulnerável ao lote logo acima, tendo sua privacidade comprometida. Os cortes de aterro também podem onerar o projeto. Também aconselho a compra deste tipo de terreno ou lote, desde que, a aclividade seja moderada, neste caso, seu lote estará um pouco mais elevado do que a rua, proporcionando uma vista bonita e uma fachada em destaque de sua casa, sem que seu vizinho dos fundos consiga ter visão de seu terreno.
INCIDÊNCIA SOLAR
A importância da orientação solar na construção de sua casa, primeiramente você deve verificar se seu terreno tem bastante incidência solar, a proximidade com construções altas e de encostas dificultam que o sol chegue a sua casa, o que lhe trará muitos problemas no futuro.
A orientação solar também é um fator imprescindível na arquitetura das casas.
Portanto, preste atenção nos detalhes:
A face norte é a que mais recebe luz durante o dia. É nesta direção que geralmente se colocam os quartos. Se o morador prefere sol pela manhã, o ideal é apontá-los para o leste.
Já os cômodos virados para o oeste receberão sol somente pela parte da tarde.
Os que ficarem para o sul terão pouca iluminação ao longo do dia.
COMPRA COM SEGURANÇA
Após todos os itens que coloquei terem sido avaliados é só fechar a compra certo? Não. Neste momento atenção redobrada para não ser enganado ou ter problemas com a justiça, leia este artigo que separei para você:
Aspectos jurídicos para aquisição de terreno
Por Ana Carolina Rosa
Identificar e comprar terrenos com vocação de moradia ou de negócio é uma atividade que exige cuidados, especialmente quanto à idoneidade da empresa vendedora e as condições de contratação. Os aspectos jurídico-burocráticos, limitações urbanísticas e adequação ao imóvel que se pretende construir são alguns dos aspectos a serem considerados durante a compra de uma área para incorporação.
Por isso, nunca é demais dedicar recursos humanos e investir tempo para minimizar os riscos atrelados a uma compra equivocada. O caminho para identificar uma boa compra começa com a análise de aspectos legais. Aí vão alguns exemplos:
- Jamais compre um lote sem vê-lo. Visite o local antes de fechar o negócio ou de antecipar qualquer valor ao vendedor, mesmo que seja somente uma entrada, reserva ou sinal.
- Localize o terreno na planta aprovada pela prefeitura, verificando a infra- estrutura urbana e os serviços existentes, como ruas abertas, demarcação de lotes, transporte, rede de água e energia elétrica, etc.
- Avalie se o que existe atende às suas necessidades e expectativas.
- Redobre sua atenção antes de adquirir terrenos localizados em áreas de proteção de mananciais – áreas legalmente protegidas como represas, rios, nascentes, etc., que garantem a preservação dos recursos hídricos destinados, inclusive, ao fornecimento de água potável, que, além de apresentarem restrições de uso, também necessitam de aprovação de órgãos específicos.
- Na prefeitura da região, verifique se o loteamento está devidamente aprovado e se o cronograma de obras foi ou está sendo cumprido.
- Na Secretaria Municipal da Habitação, indague se a área não é de utilidade pública ou de interesse social, casos em que poderá ocorrer desapropriação.
- Solicite, ainda, certidão negativa de débito de IPTU (Imposto Territorial Urbano), para evitar surpresas relativas a débitos pendentes do terreno.
- Verifique no Cartório de Registro de Imóveis se o imóvel está matriculado e solicite uma certidão negativa de ônus e alienação, para comprovar que o imóvel está desembaraçado e quem é o verdadeiro proprietário.
Verifique também se há outras despesas ou obrigações a serem cumpridas, tais como taxa de conservação e manutenção, filiação à associação de moradores, padrão construtivo, etc.
Dentre as atividades de precaução deve-se conferir a documentação de posse do terreno e de seus proprietários, a existência de edificação, o local, se há pendência de impostos, bem como a presença ou não de inquilinos. Ações judiciais incidentes no terreno ou sobre seus vendedores também precisam ser previamente conhecidas.
Examine atentamente a proposta e, na dúvida, procure esclarecimentos. Evite acreditar em propostas verbais dos vendedores, especialmente em relação a irregularidades em documentações.
Você também pode antes de assinar o contrato, consultar o Cadastro de Reclamações Fundamentadas do PROCON da sua cidade, a fim de verificar se a empresa possui reclamações e se foram solucionadas.
Tomando os devidos cuidados, você terá a certeza de que fez um excelente negócio.

0 comentários:

Postar um comentário