Projeto


Projeto

Na elaboração do projeto ou planta da casa você deve, primeiramente, escolher um profissional, um engenheiro ou projetos 300x193 Projetoarquiteto, a contratação deste profissional é imprescindível, além das questões legais como autorização de construção e legalização do imóvel, a falta de planejamento (projeto/planta) onera a sua obra e a casa vai se modificando durante a construção dando um acabando final longe do ideal, portanto contrate um profissional.
Você vai expor ao seu engenheiro ou arquiteto as informações básicas de como deseja a sua casa e ele vai elaborar uma proposta para você aprovar ou modificar, conforme seu gosto.
Algumas decisões que você deve tomar nesta fase:
CASA TÉRREA OU DOIS PISOS?
A casa de dois pisos tem a seu favor um custo menor, pois, necessita de um menor investimento na fase de alicerces. Outra vantagem é a estética da casa, esta opção tem uma fachada maior, proporcionando uma grande variedade de estilos.
A casa térrea é uma opção mais conservadora, ela dá menos possibilidades de fachada, porém, nela os ambientes são mais integrados, uma grande tendência em casas modernas, e a casa não têm degraus, importante para as crianças e idosos que costumam ter dificuldades com escadas.
TAMANHO DA CASA
Casas muito grande dão muito trabalho na limpeza, e cômodos pequenos não são confortáveis, o profissional lhe dará suporte, por sua experiência, em espaços idéias, então, procure colocar somente os cômodos que serão úteis e no tamanho adequado, sem exageros.
QUANTOS QUARTOS?
Como a tendência das famílias brasileiras e mundiais é de ter cada vez menos filhos, não aconselho casas com mais de três quartos, também acredito que menos de três pode desvalorizar sua casa numa possível venda, então, três quartos é muito aconselhável, ainda que você tenha somente um filho terá um quarto de visitas ou escritório ou ainda sala de internet.
SALA E COZINHA INTEGRADAS OU SEPARADAS?
Uma grande tendência em casas modernas é a integração de ambientes, por isso, aconselho integrar sua cozinha às salas de estar e jantar num mesmo ambiente, deste modo aproxima as pessoas, transformando este espaço na área de convivência familiar.
BANHEIROS
 A suíte do casal é peça indispensável para quem pensa em conforto e praticidade, porém não é aconselhável colocar banheiros em todos os quartos, a casa com muitos banheiros ficará muito grande, com cômodos distantes uns dos outros, dificuldade para a limpeza rotineira e aumento significativo do custo total da obra. O ideal seria um banheiro para a suíte do casal, um para o social e um lavabo na área externa, próximo a churrasqueira.
ESPAÇO GOURMET
Bom o espaço gourmet é a antiga edícula totalmente repaginada, moderna e integrada a sua casa, neste espaço você receberá seus convidados, deve ter uma churrasqueira, uma pia uma bancada e um lavabo. Caso você seja mais conservador e prefira separar a área de serviço e churrasqueira na tradicional edícula, tudo bem, mas este espaço não pode faltar.
Outra vantagem do espaço gourmet é a economia com paredes e telhado, devido a sua integração, além de aproximar seus convidados, acabando com a distância: mulheres na cozinha e homens na churrasqueira.
FACHADA
Esta é a escolha mais subjetiva, porém, isto dirá se sua casa é bonitinha ou linda, exija de seu engenheiro ou arquiteto uma fachada que realmente você goste, uma boa dica é escolher colunas redondas para a fachada de sua casa. Outro fator que influência muito na estética da casa é o telhado, quanto mais elaborado, mais bonito, abuse nas quedas de água. Por fim, a jardinagem dará o toque final na estética de sua fachada.

0 comentários:

Postar um comentário